Bovinos Leiteiros

Quem vem primeiro: o leite ou o bezerro?

A ausência de discussão sobre o impacto nos animais do consumo humano do leite de vaca e seus derivados, pode gerar a sensação que a indústria leiteira não é cruel. Afinal, ao olhar para uma caixa de leite em um mercado, ela não parece estar relacionada a nenhum sofrimento ou morte.

Ainda mais quando se acredita que produzir leite é uma característica natural da vaca.
Ao olhar de forma isolada, até que pode fazer algum sentido. Mas infelizmente não é isso que acontece:

Os bezerros são separados das mães pouco depois do parto. Caso seja fêmea, ela pode ser mantida para ser uma futura vaca leiteira, e se for macho pode ter os seguintes destinos: ser encaminhado em breve para a produção de “vitela”, serem criados para produção de carne bovina ou simplesmente serem sacrificados, pois a sua venda não será lucrativa. A indústria da carne também é o destino das vacas leiteiras que têm uma produção menor que as vacas mais novas, e esse ciclo é rápido. Uma vaca poderia viver até 25 anos ou mais, mas nesse caso, ela é abatida entre três e seis anos de idade, e após três a cinco lactações.

Além da exploração até a exaustão das vacas leiteiras e o destino inevitável para a indústria da carne, há ainda algumas formas de manejo que podem deixar a indústria ainda mais cruel: marcação animal, corte de cauda, castração e a descorna. Além deles, a intensidade da produção pode causar problemas de saúde como inflamação nos tetos e manqueira.

É necessário que a sociedade tome conhecimento dessa realidade, para exigir que a indústria leiteira se comprometa e implemente práticas de bem-estar-animal para uma redução do sofrimento dos animais que já estão sendo explorados pela indústria. 

conheça o Observatório Animal

Iniciativa que estimula a transparência da indústria alimentícia, reunindo tanto os compromissos assumidos, como também oferece conteúdos para conhecer mais o processo produtivo de alimentos de origem animal.

Saiba mais sobre

Galinhas
Poedeiras

Você não tem pena?


Suínos

Não são apenas sencientes, mas
muito inteligentes e precisam de ajuda.

Frangos
de Corte

Como é produzida a carne
mais consumida pelos brasileiros?


Peixes

Será que o mar está pra peixe?

Bovinos
Leiteiros

Quem vem primeiro: o leite ou o bezerro?

Responsabilidade corporativa

Como a indústria se compromete
a fazer a diferença pelos animais

A sua colaboração fortalece a defesa das nossas causas.

Shopping Basket