HomeNossa AtuaçãoAnimais de produçãoGalinhas Poedeiras
Você não tem pena?
*Ano Referência 2019 / Fonte: IBGE 2020
Quase todas as galinhas criadas para produzir ovos para os humanos vivem durante toda sua vida produtiva em gaiolas.
São empilhadas (por isso são chamadas de gaiolas em bateria) para maior aproveitamento de espaço nos galpões
Esse tipo de sistema de criação visa o lucro como maior prioridade, já que requer menos espaço, menos mão-de-obra e facilita o manejo (sanitário, alimentar e a coleta dos ovos). Por outro lado, desconsidera que as aves, nessas condições, sofrem muito:
Há extremo desconforto por falta de espaço (cada uma ocupa um espaço menor que uma folha A4), ou seja, não conseguem caminhar, abrir suas asas, ou interagir socialmente de forma satisfatória.
O piso vazado da gaiola, que facilita o escoamento das fezes, é muito desconfortável, causando lesões nas patas.
A aglomeração em gaiolas facilita a disseminação de doenças, principalmente as respiratórias, como a gripe aviária e a coriza infecciosa.
O mais impactante deles é o chamado canibalismo, que é o ato das aves bicarem umas às outras, até que causam desde perda de penas até lesões graves e até a morte.
Para “solucionar” o canibalismo entre galinhas, a indústria mutila a ponta do bico da ave, procedimento que pode causar muita dor aguda e crônica, se não for bem feito. Quando mal feito, as aves ficam com bicos deformados a ponto de dificultar ou até impossibilitar que se alimentem.
É comum encontrar algumas mortas, que se decompõem ao lado das vivas, contribuindo para a infestação por larvas e formas adultas de moscas, odor fétido e insalubridade.
Ainda alojadas em galpões, ao menos, as galinhas estão soltas, e não mais em gaiolas. Além de mais espaço, há poleiros, área para ninho e substrato para tomar banho de terra ou areia e explorar.
Não há gaiolas, e as aves, de raças específicas, têm acesso à área externa. O uso de antibióticos ou outros fármacos é permitido apenas para tratar doenças, e não para prevenção ou crescimento.
O ovo orgânico vem de galinhas também livres de gaiolas e com acesso à área de pastagem. Pelo menos 80% da sua alimentação deve ser orgânica, e nunca transgênica. Apenas uma lista restrita de medicamentos pode ser utilizada, e apenas para tratamento de problemas de saúde.
Confira como outros países estão tratando esse tema:
Acesse o Observatório Animal
Não são apenas sencientes, mas
muito inteligentes e precisam de ajuda.
Como é produzida a carne
mais consumida pelos brasileiros?
Será que o mar está pra peixe?
A sua colaboração fortalece a defesa das nossas causas.
Quer receber mais conteúdos relacionados à defesa animal, ambiental e alimentação ética?
Assine abaixo a nossa newsletter
Respeitamos uma frequência de emails saudáveis e conteúdos que realmente valham a pena a leitura