Projeto de Lei de iniciativa popular destina as florestas públicas da Amazônia para proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação
A devastação da Amazônia tem batido recordes nos últimos anos: segundo a mais recente edição do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas, foram mais de 977 mil hectares de vegetação nativa da Amazônia destruídos em 2021- um crescimento de quase 15% em relação aos 851 mil hectares desmatados em 2020 que, por sua vez, já haviam representado um aumento de 10% em relação aos 771 mil hectares de desmate em 2019. A boa notícia é que na contramão desse ritmo destrutivo tem um movimento popular disposto a garantir às nossas florestas a proteção que elas merecem, priorizando a conservação ambiental e a justiça social.
Recebemos no quadro “Papo Reto” a bióloga e ambientalista maranhense, Karina Penha, atualmente Coordenadora de Mobilização da campanha Amazônia de Pé, Projeto de Lei o qual a Alianima apoia e é signatária, que destina os quase 50 milhões de hectares aos verdadeiros Guardiões da Floresta. Assista e participe:
Para mostrar ao Congresso Nacional que proteger a Amazônia é uma prioridade dos brasileiros, é necessário que 1 milhão e meio de pessoas se comprometam com o futuro da floresta e assinem o Projeto! Acesse amazoniadepe.org.br e seja co-autor desse importante movimento.
-> Karina Penha é bióloga e ativista socioambiental maranhense. Atualmente é Coordenadora de Mobilização da campanha Amazônia de Pé na Organização NOSSAS, onde idealizou o MUVUCA – Programa de Ativismo Climático para Juventudes Amazônicas.
-> Sobre o quadro “Papo Reto – Ecoando Diálogos sobre temas urgentes”: a cada mês, convidamos um especialista para destrinchar determinados conceitos dentro de pautas alimentares, animais e socioambientais, por meio de reflexões transversais e fáceis de entender. Veja todos os episódios aqui.