Quer participar da elaboração da política climática brasileira?
Vote no Plano Clima Participativo
O Governo Federal abriu consulta para participação da sociedade na elaboração e de propostas para o Plano Clima. Conduzido pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), o Plano tem como propósito servir de guia para a política climática brasileira pelos próximos 10 anos.
O plano está estruturado em dois pilares: a Estratégia Nacional de Mitigação, que pretende diminuir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e a Estratégia Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas. Com o objetivo de ampliar a participação social nas discussões do Plano Clima, foi elaborada a estratégia que cidadãos/cidadãs brasileiras podem enviar, votar e comentar em propostas.
Até o dia 26 de agosto, cada pessoa pode votar em até 10 propostas. Após o prazo, as 10 propostas mais votadas de cada eixo temático seguirão para a análise e poderão ser incorporadas à estratégia. Além da votação, ainda há outras formas de participação previstas, como as plenárias (https://www.even3.com.br/planoclima/), que percorrerão as cinco regiões brasileiras, e a consulta pública da Estratégia Geral do Plano Clima quando consolidada, por exemplo.
E onde estão os animais?
Os eventos climáticos extremos, cada vez mais comuns no planeta, têm gerado consequências graves em aspectos ambientais, sanitários e alimentares.A atividade pecuária tem se somado como catalisadora do cenário, por isso, defendemos que alterações nos sistemas alimentares devem ser centrais no Plano Clima, e, portanto, pensar a causa animal como transversal a todos esses temas é urgente.
Abaixo, listamos as 10 propostas que buscam incluir a agenda animal no Plano Clima:
- Compensação climática e ambiental sobre produção e comércio animal
- Substituir 35% dos alimentos de origem animal consumidos no Brasil por alimentos saudáveis e sustentáveis de origem vegetal até 2035
- Incentivos à produção orgânica, sem venenos nem aplicação de antibióticos ou hormônios
- Proibição da pesca industrial com redes de arrasto em águas territoriais brasileiras
- Plano Nacional Animal de Contingência de Desastres
- Política Nacional de Refaunação
- Educação Animalista e Pesquisa para a Saúde Planetária
- Políticas de compras públicas de alimentos voltadas à promoção de dietas saudáveis e sustentáveis combinada ao fortalecimento da agricultura familiar);
- Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos
- Incentivo à Pecuária Celular para redução do consumo de água em até 80% sobre a produção convencional
Saiba como votar:
Acesse o site e clique em ENTRAR para fazer o seu login do gov.br. Depois, procure pelas 10 propostas indicadas acima no campo buscador do site e vote em cada uma delas.
A participação e ação coletiva são essenciais para uma democracia forte e diversa. Vamos construir uma Política Climática ampla e que assegure melhores condições para animais, pessoas e meio ambiente, além de construir sistemas alimentares mais justos e responsáveis.
Vote e compartilhe por aí!