Doe agora
29 de julho, 2024

Plano Clima Participativo: saiba como participar

Quer participar da elaboração da política climática brasileira? 

Vote no Plano Clima Participativo

O Governo Federal abriu consulta para participação da sociedade na elaboração e de propostas para o Plano Clima. Conduzido pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), o Plano tem como propósito servir de guia para a política climática brasileira pelos próximos 10 anos.

O plano está estruturado em dois pilares: a Estratégia Nacional de Mitigação, que pretende diminuir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e a Estratégia Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas. Com o objetivo de ampliar a participação social nas discussões do Plano Clima, foi elaborada a estratégia que cidadãos/cidadãs brasileiras podem enviar, votar e comentar em propostas.

Até o dia 26 de agosto, cada pessoa pode votar em até 10 propostas. Após o prazo, as 10 propostas mais votadas de cada eixo temático seguirão para a análise e poderão ser incorporadas à estratégia. Além da votação, ainda há outras formas de participação previstas, como as plenárias (https://www.even3.com.br/planoclima/), que percorrerão as cinco regiões brasileiras, e a consulta pública da Estratégia Geral do Plano Clima quando consolidada, por exemplo. 

E onde estão os animais? 

Os eventos climáticos extremos, cada vez mais comuns no planeta, têm gerado consequências graves em aspectos ambientais, sanitários e alimentares.A atividade pecuária tem se somado como catalisadora do cenário, por isso, defendemos que alterações nos sistemas alimentares devem ser centrais no Plano Clima, e, portanto, pensar a causa animal como transversal a todos esses temas é urgente.

Abaixo, listamos as 10 propostas que buscam incluir a agenda animal no Plano Clima:

  1. Compensação climática e ambiental sobre produção e comércio animal 
  2. Substituir 35% dos alimentos de origem animal consumidos no Brasil por alimentos saudáveis e sustentáveis de origem vegetal até 2035 
  3. Incentivos à produção orgânica, sem venenos nem aplicação de antibióticos ou hormônios 
  4. Proibição da pesca industrial com redes de arrasto em águas territoriais brasileiras 
  5. Plano Nacional Animal de Contingência de Desastres 
  6. Política Nacional de Refaunação 
  7. Educação Animalista e Pesquisa para a Saúde Planetária 
  8. Políticas de compras públicas de alimentos voltadas à promoção de dietas saudáveis e sustentáveis combinada ao fortalecimento da agricultura familiar);
  9. Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos 
  10. Incentivo à Pecuária Celular para redução do consumo de água em até 80% sobre a produção convencional 

Saiba como votar: 

Acesse o site e clique em ENTRAR  para fazer o seu login do gov.br. Depois, procure pelas 10 propostas indicadas acima no campo buscador do site e vote em cada uma delas.

A participação e ação coletiva são essenciais para uma democracia forte e diversa. Vamos construir uma Política Climática ampla e que assegure melhores condições para animais, pessoas e meio ambiente, além de construir sistemas alimentares mais justos e responsáveis.

Vote e compartilhe por aí!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas ações

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

doe

A sua colaboração fortalece nossa atuação em prol dos animais.

Doe agora
Imagem: Freepik

Alianima © 2025

Política de Privacidade Política contra Discriminação e Assédio

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.