Rango Brasilis
Projeto da Alianima celebra a riqueza vegetal da gastronomia brasileira com e-book de receitas exclusivas
O e-book “Rango Brasilis” propõe uma abordagem inovadora e sustentável da gastronomia nacional ao reunir cinco renomados chefs, com abordagens únicas, de todas as macrorregiões do Brasil, para apresentar uma variedade de receitas salgadas e doces, todas elaboradas exclusivamente com ingredientes vegetais nacionais.
A versão do projeto em formato e-book é complementada por conteúdo audiovisual, incluindo vídeo-receitas apresentadas pelos chefs participantes, além de trazer curiosidades sobre os vegetais utilizados nos preparos e opções para substituições. Ficou com água na boca e vontade? Acesse gratuitamente o material.
Por que reinventar pratos tradicionais em versões vegetarianas?
Queremos desmistificar a ideia de que uma alimentação à base de vegetais é restritiva, cara e complexa, mostrando, por meio de receitas fáceis e acessíveis, como é possível incorporar ingredientes locais e plantas alimentícias não convencionais (PANC) de forma prática e saborosa. É também um incentivo à ação, ao retorno à cozinha, a tocar e explorar os alimentos e a compartilhar momentos juntos.
“O Rango Brasilis não se limita a apresentar novas formas de preparar pratos tradicionais: ele nos convida a refletir sobre a interligação entre a nossa alimentação, a saúde do planeta e a riqueza da nossa diversidade cultural”, adverte Leticia Lima, co-idealizadora do projeto e membro da Alianima.
Sabemos que comer vai além de uma simples necessidade; é um ato cultural, político e revolucionário que impacta não apenas a saúde coletiva, mas também a de animais e ecossistemas. Enfrentamos atualmente uma crise paradigmática, na qual a má nutrição, a crise climática e a perda da biodiversidade estão intrinsecamente interligadas. O sistema alimentar vigente, baseado em monoculturas de sabores e saberes e na exploração de animais pela pecuária, revela-se obsoleto e prejudicial à saúde humana, ao bem-estar animal e à sustentabilidade do planeta.
“Ao considerarmos uma alimentação baseada em vegetais, além da escolha de um caminho potencialmente mais saudável, estamos também optando por respeitar os animais, contestando a exploração e o sofrimento desses seres, inerentes à produção de alimentos pela pecuária”, ressalta Sylvia Rodrigues, diretora de projetos da Alianima.
A Alianima convida todos a se unirem a essa jornada de descoberta e apreciação da maravilhosa culinária brasileira e da sua vasta diversidade vegetal.
>>> Para acessar as receitas vegetarianas, baixe gratuitamente o e-book aqui e redescubra os sabores do Brasil.