A Alianima, comprometida com a promoção do bem-estar animal na indústria alimentícia, entre governos e consumidores, reconhece a importância de incluir esse tema para discussão no universo acadêmico.
Como fazemos?
Por meio de palestras conduzidas por nosso corpo técnico especializado, com atuação transdisciplinar e embasamento técnico-científico, buscamos trazer luz e aprofundamento sobre o bem-estar animal. Colaboramos com universidades para disseminar esse conhecimento entre estudantes e professores de diversas áreas e com diferentes abordagens, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e preparados.
Solicite uma palestra gratuita aqui!
O que é o bem-estar animal ?
O bem-estar animal, além de ser uma ciência já bem estabelecida, é tambémum dos principais tópicos de interesse na pecuária moderna Definido como o “estado físico e psicológico de um indivíduo em relação às suas tentativas de se adaptar ao meio em que vive”1, pode variar em um contínuo que vai de extremamente positivo a extremamente negativo2, determinando a escala de qualidade de vida dos animais. Tratando-se de animais de produção, todos os anos, mais de 80 bilhões de animais em todo o mundo são criados para fornecer carne (suínos, frangos e peixes), leite, ovos e outros produtos para consumo humano3. É importante notar que esses animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções, como medo e felicidade4. Compreender suas necessidades permite melhorar a qualidade de vida desses animais, e tornar os sistemas produtivos mais sustentáveis.
Onde já palestramos:
Já realizamos palestras em Instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual Paulista (UNESP), entre outras.
Recentemente, o Grupo de Estudos em Direitos dos Animais e Interseccionalidades (GEDAI) da UNESP de Botucatu nos convidou para realizar a palestra “Construindo Pontes: Academia, Indústria & Terceiro Setor no Bem-estar dos animais de produção”. Essa parceria também resultou na criação de mini ciclos virtuais dedicados ao bem-estar das espécies com as quais trabalhamos.
[Foto: Divulgação]
>>> Estamos te esperando! Solicite aqui. Respondemos até 05 dias úteis.
Fontes
1 BROOM D. M. (2004). Animal welfare: concepts and measurement. Journal of Animal Science, 69(10): 4167-4175. DOI: 10.2527/1991.69104167x.
2 BROOM D. M. & MOLENTO C. F. M. (2004). Bem-estar animal: conceito e questões relacionadas – revisão. Archives of Veterinary Science, 9(2):1-11.
3 ORZECHOWSKI K. (2022). Global animal slaughter statistics & charts: 2022 update. Disponível em: https://faunalytics.org/global-animal-slaughter-statistics-charts-2022-update/. Acesso em: 12 maio 2023.
4 ROWAN A. N. et al. (2021). Animal sentience: history, science, and politics. Animal Sentience, 31(1):1-21. DOI: 10.51291/2377-7478.1697.