Doe agora
20 de março, 2024

Rango Brasilis: projeto da Alianima celebra a riqueza vegetal da gastronomia brasileira

Rango Brasilis: projeto da Alianima celebra a riqueza vegetal da gastronomia brasileira

Rango Brasilis

Projeto da Alianima celebra a riqueza vegetal da gastronomia brasileira com e-book de receitas exclusivas

O e-book “Rango Brasilis” propõe uma abordagem inovadora e sustentável da gastronomia nacional ao reunir cinco renomados chefs, com abordagens únicas, de todas as macrorregiões do Brasil, para apresentar uma variedade de receitas salgadas e doces, todas elaboradas exclusivamente com ingredientes vegetais nacionais. 

A versão do projeto em formato e-book é complementada por conteúdo audiovisual, incluindo vídeo-receitas apresentadas pelos chefs participantes, além de trazer curiosidades sobre os vegetais utilizados nos preparos e opções para substituições. Ficou com água na boca e vontade? Acesse gratuitamente o material.

Baixe gratuitamente o e-book Rango Brasilis

Baixe gratuitamente o e-book Rango Brasilis

Por que reinventar pratos tradicionais em versões vegetarianas?

Queremos desmistificar a ideia de que uma alimentação à base de vegetais é restritiva, cara e complexa, mostrando, por meio de receitas fáceis e acessíveis, como é possível incorporar ingredientes locais e plantas alimentícias não convencionais (PANC) de forma prática e saborosa. É também um incentivo à ação, ao retorno à cozinha, a tocar e explorar os alimentos e a compartilhar momentos juntos. 

“O Rango Brasilis não se limita a apresentar novas formas de preparar pratos tradicionais: ele nos convida a refletir sobre a interligação entre a nossa alimentação, a saúde do planeta e a riqueza da nossa diversidade cultural”, adverte Leticia Lima, co-idealizadora do projeto e membro da Alianima

Acesse a playlist no Youtube com todo o passo a passo das receitas

Acesse a playlist no Youtube com todo o passo a passo das receitas

Sabemos  que comer vai além de uma simples necessidade; é um ato cultural, político e revolucionário que impacta não apenas a saúde coletiva, mas também a de animais e ecossistemas. Enfrentamos atualmente uma crise paradigmática, na qual a má nutrição, a crise climática e a perda da biodiversidade estão intrinsecamente interligadas. O sistema alimentar vigente, baseado em monoculturas de sabores e saberes e na exploração de animais pela pecuária, revela-se obsoleto e prejudicial à saúde humana, ao bem-estar animal e à sustentabilidade do planeta.

“Ao considerarmos uma alimentação baseada em vegetais, além da escolha de um caminho potencialmente mais saudável, estamos também optando por respeitar os animais, contestando a exploração e o sofrimento desses seres, inerentes à produção de alimentos pela pecuária”, ressalta Sylvia Rodrigues, diretora de projetos da Alianima. 

A Alianima convida todos a se unirem a essa jornada de descoberta e apreciação da maravilhosa culinária brasileira e da sua vasta diversidade vegetal. 

>>> Para acessar as receitas vegetarianas, baixe gratuitamente o e-book aqui e redescubra os sabores do Brasil. 

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas ações

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

doe

A sua colaboração fortalece nossa atuação em prol dos animais.

Doe agora

Alianima © 2024

Política de Privacidade Política contra Discriminação e Assédio

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.